Conforme relata a publicação ‘Quatro anos de Verdão’, editada em 1980 pelo jornalista e historiador Macedo Filho, “a idéia da construção de um grande estádio de futebol nasceu em 1968” quando, sempre lotado, o Estádio Presidente Dutra (Dutrinha), no bairro do Porto, não comportava mais a grandiosidade do então empolgante futebol cuiabano. A gigantesca obra começou a sair do papel em 1971, durante o governo José Fragelli.
As obras do Estádio 'Verdão' foram iniciadas em 1973 com projeto arquitetônico de Silvano Wendel. Orçado em Cr$ 1.200.000,00, moeda da época, a obra que foi iniciada no Governo José Fragelli, foi concluída em 1976, já na administração José Garcia Neto.
|
Histórico Estadio Verdao (Governador José Frageli) |
No dia 12 de março de 1975, a equipe do Fluminense/RJ e a Seleção de Cuiabá se enfrentaram na partida que comemorava a conclusão parcial das obras, quando na oportunidade a equipe de Cuiabá entrou para a história balançando pela primeira vez as redes do "Verdão". No ano seguinte, 8 de abril, o estádio era finamente concluído, na inauguração oficial um quadrangular envolveu Mixto, Operário/MT, Dom Bosco e Flamengo-RJ, que levou o título. Pastoril, no jogo Mixto 2 x 0 Dom Bosco (assistido por 44.021 torcedores), marcou o primeiro gol do novo Estádio - embora na ‘pré-inauguração’ entre Seleção de Cuiabá 2x0 Fluminense o ponta Gil (o Búfalo) tenha marcado dois gols.